Bacalhoada Completa Fácil e Saborosa: Melhor Receita
Essa receita tem tudo o que uma boa bacalhoada precisa: batatas macias, pimentões coloridos, bastante cebola, azeitonas, ovos cozidos e, claro, o protagonista: o bacalhau.
Tudo regado com bastante azeite, como manda a tradição. Fica bonito, perfumado e saboroso. E o melhor: dá pra preparar com antecedência e só levar ao forno na hora de servir.
Receita de Bacalhoada Completa Fácil
Como dessalgar o bacalhau (caso esteja salgado)
Antes de poder usar o peixe no preparo dos bolinhos, é preciso dessalgar!
Corte o bacalhau em pedaços grandes e coloque em uma vasilha com bastante água. Leve à geladeira por 24 a 36 horas, trocando a água de 3 a 4 vezes.
Depois, escorra, coloque para cozinhar por uns 10 minutos até ficar macio, mas ainda firme. Escorra e reserve.
Com ele preparado, basta juntar os outros ingredientes e seguir com o preparo:
Ingredientes
1 kg de bacalhau dessalgado em postas
1 kg de batatas
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
1 pimentão vermelho em tiras
1 pimentão amarelo em tiras
1 pimentão verde em tiras (opcional)
2 tomates em rodelas
3 ovos cozidos cortados em rodelas
1 xícara de azeitonas pretas ou verdes sem caroço
Azeite de oliva (capricha, sem medo)
Cheiro-verde picado a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Descasque as batatas e corte em rodelas médias. Cozinhe em água com um pouco de sal até ficarem al dente. Escorra e reserve.
Em uma frigideira, refogue rapidamente as cebolas no azeite só até ficarem levemente transparentes. Se quiser, refogue também os pimentões para suavizar o sabor.
Agora vem a montagem: em um refratário grande (ou assadeira), regue o fundo com bastante azeite. Comece com uma camada de batatas, depois distribua pedaços de bacalhau, rodelas de cebola, tiras de pimentão, rodelas de tomate e azeitonas.
Repita as camadas até acabarem os ingredientes, finalizando com mais cebola, pimentões e as rodelas de ovo cozido por cima. Regue tudo com bastante azeite e salpique cheiro-verde.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 30 minutos. Depois, retire o papel e deixe mais uns 15 a 20 minutos para dourar levemente.
Dica extra
Se quiser um toque mais rústico, pode deixar a casca da batata.
Quem gosta de um sabor mais marcante, pode colocar umas rodelas de alho entre as camadas.
Vai sobrar azeite no fundo do refratário? Maravilha! Sirva com pão fresco pra aproveitar até a última gota.
Essa bacalhoada é o tipo de prato que alimenta corpo e alma. Saboroso, aromático e cheio de memória afetiva. E o melhor: não precisa ser chef pra fazer uma bacalhoada de respeito em casa. Com bons ingredientes e carinho no preparo, o resultado é sempre de impressionar.
Veja também essa outra receitinha incrível:
Como escolher bacalhau?
Mesmo as cozinheiras mais experientes podem se deparar com essa dúvida, afinal existem vários tipos de bacalhau vendidos no mercado, em cortes e embalagens variadas.
Veja algumas dicas rápidas para você se atentar na hora de escolher o produto:
- Evite o peixe se ele estiver com a textura mole ou úmida. O bacalhau deve ter o aspecto seco
- Se o peixe apresenta pintas pretas ou manchas avermelhadas ou rosadas de sangue, podem indicar mau estado de conservação e possível presença de fungos e bactérias no peixe.
- No caso das postas, procure por aquelas de coloração mais amarelada pois elas indicam maior cura, melhor textura e sabor. Se o peixe estiver com a coloração mais branca, pode indicar qualidade inferior.
Bacalhoada completa fácil!
Pode até parecer difícil, pois são muitos ingredientes e muitos passos. Mas como você viu na receita, fazer uma bacalhoada completa é fácil.
É só seguir os passos que não vai ter erro. Essa é uma receita de bacalhau completa e muito saborosa. É uma receita perfeita para servir na Sexta-Feira Santa ou em qualquer outro dia que quiser caprichar no almoço!
Esse é aquele tipo de prato que atrai e agrade de várias maneiras: pelo cheiro, pela aparência e claro, pelo sabor!
O que servir com bacalhoada?
Arroz branco e uma salada de folhas, como por exemplo a de alface, são acompanhamentos perfeitos para a bacalhoada. Vale lembrar que pratos com muitos ingredientes, como é o caso, não precisam de muitos acompanhamentos.
E a sobremesa? Quer uma dica?
Aqui no blog nos ensinamos a fazer um pavê de chocolate bem rápido e fácil. E o principal: ele fica maravilhoso!
Vou deixar o link para você ver a receita:
→ Receita de Pavê de Chocolate Fácil
Bom, é isso. Espero que tenha gostado da receita da bacalhoada completa fácil de fazer e das dicas. Seja para fazer na Semana Santa ou quando der vontade, essa é uma dica de prato principal incrível que agrada a todos.
Mande mais receitas assim fáceis e deliciosas